A Revisão Biométrica será interrompida a partir de hoje, 1º, e voltará a ser realizada na quinta-feira, 6. De acordo com a gerente de biometria, Aparecida Bezerra, a interrupção já estava dentro da programação do recadastramento e por isso não houve agendamentos para o dia. "A Quarta-feira de Cinzas é facultativo para servidores do TRE e como muitos estão trabalhando na biometria, fica impossível recomeçar nesse dia", destaca.
No sábado passado, 22, o serviço foi paralisado para reparos no sistema. Aparecida explica que os eleitores que tinham agendado estão sendo encaixados nos horários dessa semana. Com o novo sistema, a revisão ocorre sem grandes problemas ou atrasos. Até a quarta-feira cerca de 61.185 pessoas já haviam passado pela revisão biométrica. "Isso representa 36% dos eleitores", diz a gerente.
A revisão biométrica foi a chance para o aposentado Edmilson Albino Pereira, 73, morador do Santa Júlia, renovar o Título de Eleitor. Há muitos anos ele votava com o primeiro documento, feito no ano de 1966. O antigo Título em papel amarelado, preenchido à mão, foi trocado na manhã de ontem por um novinho.
Edmilson conta que perdeu o Título Eleitoral por um tempo e que sempre votava com o documento de Identidade. Mesmo com o novo Título, ele garante que não irá votar nas próximas eleições. "É só pra guardar. Não vale a pena", declara.
Como tem mais de 70 anos, seu Edmilson faz parte do grupo de pessoas que tem voto facultativo. Inclusive, idosos com mais de 70 anos que estejam doentes ou não tenham condições de se deslocar até o Fórum para fazer o recadastramento, não precisam fazê-lo. Para não terem o Título cancelado, basta que alguém leve até o local o atestado médico do idoso e uma cópia de Identidade do mesmo.
O atendimento ao público segue as normas que determina prioridade para pessoas especiais, idosos, gestantes e deficientes físicos. Cadeirantes que chegam ao local são logo encaminhados para realizarem o processo de revisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário